quinta-feira, 18 de maio de 2017

Dia Internacional dos Museus


Hoje é Dia Internacional dos Museus.

Por acaso não me lembrei quando decidi ir ao Museu de Etnologia ver a exposição World  Press Photo 2017 e quando lá cheguei e me preparava para comprar o bilhete a menina disse que hoje era gratuito.



Como sempre e embora de vez em quando falhe um ano, tenho o hábito de ver esta exposição que põe a nu muitas das realidades ouvidas mas que quando vistas têm a faculdade de nos mostrar a cores o impacto das diversas forças mundiais - humanas, naturais, animais e nem sempre pela positiva.

Fico sempre impressionada até porque gosto de fotografia e embora não tenha nenhuma habilidade natural, adoro captar sempre que possível aquilo que me impressiona à vista - um enorme navio, uma trovoada, o mar nas suas diversas versões, um animal ou as suas facetas, a graça de uma criança e assim por diante.

No entanto, na apresentação desta exposição que põe a nu tanta da crueldade mundial pode ler-se:

"Na exposição, as fotografias percorrem oito categorias, desde o desporto, a natureza, a vida quotidiana, e revelam muita da violência actual no mundo: a guerra na Síria, a crise de refugiados que tentam atravessar o Mediterrâneo, onde muitos deles perdem a vida, as prisões nas Filipinas, onde os detidos dormem alinhados em escadas, sem poder esticar as pernas."

Confirmo que, mais uma vez, algumas delas me sacudiram pela violência exposta e porque não se visualiza que as forças mundiais encontrem, a curto ou médio prazo, soluções que menorizem o sofrimento de tantos inocentes.

Tentei de seguida o novo Museu dos Coches e achei estranho estar fechado.
Já em casa, no noticiário, ouvi que reabre no próximo dia 20 - Noite Europeia dos Museus -  pois tem estado encerrado desde 26 de Abril para  montagem da museografia.


4 comentários:

  1. Fiquei maravilhado com o teu texto, TÉTÉ !
    Aguardo que a WPF 2017 venha ao Porto.

    Um beijo muito amigo.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada João, vale mesmo a pena, aliás como sempre e para si terá certamente um impacto adicional.
    Um beijo também para si.

    ResponderEliminar
  3. Ora Viva quem é uma Flor de Maio!

    Eu não sei como ficou agora o Museu dos Coches mas não se deve ter alterado substancialmente
    daquilo que era antes desta alteração.
    Fui lá o ano passado e considero aquele projecto uma enormidade irrecuperável.
    Estava bem melhor onde esteve durante muitos anos.
    Mas irei lá um dia destes para poder corrigir o meu ponto de vista, se for, assim o espero, caso disso.
    Já agora: o Museu fecha às 18! segundo vi no "sabichão".
    Ainda não fui ver o WPF mas irei logo que possível!

    gdsmtsbjsssssssssssssssss!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela visita e pelas informações.
    Sempre a retribuir os gdsmtsbjsssssssssssssssss!

    ResponderEliminar