sábado, 1 de janeiro de 2011

Concerto de Ano Novo



Mais um ano em que me deliciei com o Concerto de Ano Novo transmitido pela RTP.
Como sempre soberbo e a fascinar os sentidos mesmo dos ouvidos menos apurados.
Faz parte do meu ritual deste dia. Já meu pai era assíduo em cada 1 de Janeiro e eu tento não perder essa lavagem de alma ao início da tarde do dia de Ano Novo.

Este ano:

"Na direcção, uma estreia: o austríaco Franz Welser-Möst, ele que é desde 2002 director da Orquestra de Cleveland e, desde Setembro, também da Ópera Estatal de Viena. O programa, "obrigatoriamente" dominado pelos Strauss, foi este ano "salpicado" de obras de J. Lanner, J. Hellmesberger, Otto Nicolai (fundador da Fil. Viena nascido fez este ano 200 anos) e Franz Liszt - uma das grandes efemérides de 2011 (200 anos do nascimento), do qual se escutou a conhecida Valsa-Mefisto I.


Os momentos de bailado tiveram por cenário o palácio Laudon (em tempos, ofertado pelo imperador Frederico III à sua mulher, a infanta Leonor de Portugal, filha de D. Duarte) e a Ópera de Viena.

E, no final, o Danúbio foi azul mais uma vez, antes de Radetzky marchar a palmas ritmadas."
(artigo retirado do Sapo.pt)

1 comentário:

  1. Também costumo ver(ouvir) todos os anos.Mas,sinceramente, já tenho ouvido melhor. Para um Director de Ópera esperava melhor programação...Então a peça de Liszt só por efeméride.
    Bom...Muito bom...Óptimo 2011

    ResponderEliminar