domingo, 20 de novembro de 2011

Nada mais atual...

Às vezes parece-nos impossível que algumas das tónicas da sociedade sejam uma constante de todos os tempos.

Da Monarquia (todas as Dinastias) à República (todos os Presidentes) se assistiu e assiste à continuação das mentiras e oportunismos que puxam as brasas sempre aos mesmos.

São eles por quem não passam as dificuldades impostas porque conseguem ultrapassá-las sempre às cavalitas das classes menos favorecidas.

A essas classes os favorecimentos não lhes chegam, pese embora a maior parte das vezes a sua dedicação ao estudo, ao trabalho e às causas sociais.

Será que teremos de continuar a viver deparando com as injustiças feitas a uns em benefício daqueles que quase não contribuem para o desenvolvimento do povo e do país?

Por isso vejam a oportunidade das quadras de Anónio Aleixo que, por força dos homens, continuam tão atuais.


CINCO QUADRAS

Acho uma moral ruim
trazer o vulgo enganado:
mandarem fazer assim
e eles fazerem assado.

Sou um dos membros malditos
dessa falsa sociedade
que, baseada nos mitos,
pode roubar à vontade.


Esses por quem não te interessas
produzem quanto consomes:
vivem das tuas promessas
ganhando o pão que tu comes.

Não me dêem mais desgostos
porque sei raciocinar...
Só os burros estão dispostos
a sofrer sem protestar!


Esta mascarada enorme
com que o mundo nos aldraba,
dura enquanto o povo dorme,
quando ele acordar, acaba.

António Aleixo
            



8 comentários:

  1. Muito gostava eu de saber as datas destas quadras !...


    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Olá João.
    Tendo em conta que António Aleixo nasceu em Vila Real de Santo António a 18 de Fevereiro de 1899 e faleceu em Loulé a 16 de Novembro de 1949, creio que as quadras foram tiradas do seu livro "Este livro que vos deixo", por isso feitas entre 1943 e 1949.
    Continua a não haver época para se reclamar injustiças.
    Um beijo também para si.

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho ESTE LIVRO QUE VOS DEIXO.
    Não me posso esquecer do que foi o regabofe da 1ª República e esta noite na SÁBADO ao ler a influência da Maçonaria em todos os momentos políticos de Portugal até fiquei assustado !
    E os nomes que pertencem à Maçonaria ?

    O povo anda enganado com a idéia que o seu voto pode fazer a diferença...

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito das quadras mas gostei mais da sua fotografia.

    As quadras, já as conhecia, mas é sempre refrescante voltar a encontrá-las.

    Quanto à fotografia, não imaginava que fosse tão bonita.

    bjsgdsmts

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresa-Teté,

    Muito apropriadas ao momento estas quadras de António Aleixo. O tempo passa e o oportunismo e as desigualdadas persistem ou acentuam-se.

    Mas, quero aproveitar a boleia da Inábil: gostei de ver a sua fotografia. É uma Teté bonita e tem um ar muito bem disposto.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Vocês querem estragar-me com mimos?
    Inábil e Tá obrigada pelos piropos.
    A boa disposição é o que tento arranjar para ultrapassar os momentos mais difíceis.
    Quanto ao resto não me pronuncio, mas deviam era ter-me conhecido aos 30. Agora velhota o que vale mesmo é a tentativa de espalhar boa disposição, mas às vezes também falha.
    Muitos beijinhos para vocês.

    ResponderEliminar
  7. Teresa, António Aleixo é sempre uma delicia reler::)
    O Povo já acordou uma vez românticamente...com cravos vrmelhos, e muitos se serviram "deles" e não aproveitaram a oportunidade, o PR que apregoa tanto esqueceu que foi no "reinado" dele como 1º Ministro que o descalabro começou...entraram milhões no nosso País, não para o desenvolvimento, mas para os bolsos de muita gente com a conivencia institucional...até as drogarias davam formação profissional!!!! Será que pensavam que a CEE oferecia emprestimos a Fundo Perdido????
    Bem quanto à foto, e´bonita de facto, mas minha amiga, mais que uma embalagem atraente, é o conteúdo que importa, e esse tenho a certeza, é ainda mais bonito.
    Um beijinho grande e obrigada pelas suas palavras no meu cantinho.

    ResponderEliminar
  8. Teresa, estou de acordo consigo. E agora somos nós que temos de pagar a fatura.
    Obrigada pelas suas palavras. Tento sempre não desiludir os que me dão o privilégio de acreditarem em mim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar