sexta-feira, 1 de maio de 2009

Gustavo Dudamel

Começou a tocar trombone aos 4 anos - o instrumento que seu pai tocava- mas tinha ainda o braço demasiado pequeno. Aos 10 começou a paixão pelo violino e o sonho de dirigir.

Aos 28 anos, em 2007 e precedendo um concerto, deu uma entrevista à BBC onde salientou que "quando dirige não distingue o maestro dos músicos- são um só corpo, uma família".

Esteve em Lisboa no passado sábado, no Coliseu dos Recreios. Não tive o prazer de o ir ver, mas "ALGUÉM" me fez chegar o DVD da gravação de um Concerto integrado no Festival de Salzburgo 2008 onde dirigiu a "Youth Orchestra of Venezuela". Simplesmente divino !!

Para vos aguçar o instinto e para vos dar uma ideia da sua energia aqui fica o endereço de um vídeo da condução da mesma orquestra mas numa interpretação de "MAMBO". Electrizante !!

BBC ... 7 - Encore 2 - Mambo - Bernstein - Dudamel y la Berliner ... www.youtube.com/watch?v=6yjCFnKuBJQ

Obrigada "ALGUÉM"...

1 comentário:

  1. Tive a oportunidade de ver Dudamel e sus muchachos no Coliseu. São fantásticos.
    A orquestra que esteve em Lisboa é a líder de outras duzentas que a instituição (uma fundação que conta com 250 mil membros em todo o país).E mais tocante ainda é o facto de estes jovens terem sido tirados da rua para onde a miséria os tinha enviado.

    O que coloca uma questão, recorrentemente repetida em vão: Se toda a gente tivesse em todo o mundo iguais oportunidades para mostrar o que vale, como seria o mundo?

    Muito mais maravilhoso, sem dúvida. Todos os dias se perderão na escuridão da miséria social milhares (ou milhões) de cientistas e artistas.

    ResponderEliminar