terça-feira, 1 de novembro de 2016

Pão- por- Deus

 
Estive no meu heaven e ontem à noite preparei uns quantos saquinhos porque sabia que a criançada logo pela manhã começaria a bater à porta a pedir o pão-por-Deus.
 
"Em Portugal no dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o Pão-por-Deus (ou o bolinho) de porta em porta. O dia de pão-por-deus, ou dia de todos os fieis defuntos, era o dia em que se repartia muito pão cozido pelos pobres." - (Wikipédia).
 
Em Lisboa e arredores mais chegados creio que foi caindo em desuso, mas ali chegadinho a Sintra ainda se continua a manter este ritual.
 
Se por cá ainda há sítios que a pergunta é : - "Doçura ou travessura?" por aqueles lados, em magotes - o primeiro grupo que apareceu eram nada mais nada menos do que nove - a frase é: - "Pão por Deus, pão por Deus, saco cheio vou com Deus".
 
E a graça dos sacos coloridos, tipo sacos do pão de retalhos, e eles muito contentes porque os sacos se iam realmente enchendo.
 
Este dia é também dedicado aos que partiram , mais um dia assinalado porque para nós os que amámos junto a nós, continuarão sempre a ser amados na nossa mente e alma todos os dias da nossa vida.
 
E por tudo isto deixo-vos com esta interpretação dos Mississippi Mass Choir porque em qualquer altura  "It's Good to Know Jesus"
 

 
 
Continuação de boa semana, sobretudo com muita saúde.
 


2 comentários:

  1. Lindo!
    Tocante!
    Emocionante!

    gdsbjsmtssempre

    ResponderEliminar
  2. Também me sensibiliza muito todo o género godspell, pelas interpretações tão sentidas e pelas letras.
    Bjs

    ResponderEliminar