quarta-feira, 16 de março de 2016

Até sempre Nico...





Hoje despedir-nos-emos fisicamente de Nicolau Breyner, mas certamente que enquanto vivermos o lembraremos como um dos maiores atores do nosso tempo.

Ator, realizador, professor..... tudo fez ligado à arte da representação e tão bem o fez que dificilmente se encontrará alguém que o consiga substituir.

Substituir não será mesmo possível, mas tentar seguir com  arte e saber aquilo que foi a sua vida de tão bem criar atores e personagens.

Quando recebi a notícia nem queria acreditar. Muitos perguntarão porquê, visto que sempre se diz que para morrer apenas necessitamos de estar vivos e ele nem sequer era meu amigo ou das minhas relações.

Mas há pessoas que mexem mais connosco e o Nicolau deixou-me com a lágrima ao canto do olho.

Sempre ouvi dizer que era uma excelente pessoa, sincero e dedicado, sempre pronto a ajudar, sempre pronto a fazer rir com as suas atitudes e graças. E não era auréola porque ouvimos depois da sua morte, o depoimento de dezenas de conhecidos, colegas e amigos a confirmar tudo isto. E o que eu me ria quando tinha oportunidade de assistir aos seus espetáculos na televisão, ou mesmo no teatro.

Quantos jovens ajudou a entrar no mundo do teatro  e ensinou sem reticencias toda a sua sabedoria?
Um dos primeiros, senão o primeiro, Herman José, ainda há pouco dizia quanto lhe era grato por tudo o que lhe tinha ensinado e que para se despedir dele necessitaria de cerca de mil anos.

Todos nascemos, todos morremos, mas custa aceitar este tipo imprevisto de desaparecimento quando tudo parecia estar bem e que apesar dos seus 75 anos tinha ainda muito para dar ao país nas várias áreas a que estava ligado.

Até um dia Nicolau,  descanse em paz!

 

4 comentários:

  1. "Não tenho medo de morrer, tenho medo de deixar de viver"
    Uma afirmação que não é um paradoxo porque reflecte a alegria de viver de quem o afirma.
    Nicolau Breyner amava a vida.
    Mas a vida é isto: uma passagem, mais ou menos breve, que pode ser interrompida quando menos se espera.
    Esquecemo-nos frequentemente disso para que a vida faça algum sentido.

    gdsbjsmts

    ResponderEliminar
  2. E quem é que diz que eu não fico cansada de afirmar isso e que ninguém ou poucos me ouvem?
    Vamos lá viver o melhor que pudermos e embora com várias limitações em diferentes níveis, tentemos ultrapassar o menos bom e apreciar o que de melhor a vida nos dá.
    Bora lá? Espero por si.
    Por agora retribuo os gdsbjsmts

    ResponderEliminar
  3. Olá Tété
    O Nico Foi a 2ª pessoa do meio artistico que me fizeram chegar as lágrimas aos olhos..:-((
    O 1º foi o Pavarotti, porque sempre amei e vou continuar amar de paixão aquela voz, nunca me cansarei de o ouvir, e "partiu" precisamente no dia que fiz 56 anos...
    Agora o Nico, um actor que eu adorava ver, e até hoje nao consigo dizer que não gostei de o ver fosse em que papel fosse, alem de ser um SER Humano de Excelencia, partiu quando tinha ainda tanto para dar...
    Mas a vida é uma passagem e ninguem se lembra disso ...perdemos tempo com tanta tolice que não interessa nada e a única coisa que tenhos de facto certa quando nascemos é a morte.
    Aprendi a dizer AMO-TE a todos os que amo para que esta palavra nunca fique por dizer, sem nunca a banalizar, digo-a com o coração e não apenas com a boca.
    E para quantas estrelas eu sorrio e converso quando olho o céu...
    Beijinho Grande minha querida
    Tareca

    ResponderEliminar
  4. Amiga Tareca, porque será que não há lógica nas partidas deste mundo? Esta foi uma delas.
    Também sou da opinião que quando dizemos ou fazemos qualquer coisa o façamos com o coração porque se assim não for não passamos o amor e a dedicação com que o fazemos.
    Mas isso somos nós que segundo alguns, somos "tolinhas".
    Beijos grandes e abraços apertados

    ResponderEliminar