domingo, 13 de fevereiro de 2011

" Nha Cretcheu"


Hoje ouvi a explicação da expressão Cabo Verdiana "nha cretcheu", que significa meu/minha querido(a).

A explicação foi dada com ênfase por um natural de Cabo Verde, salientando que apenas se usa em casos de extrema dedicação e carinho e sempre que a pessoa visada habita bem no fundo do nosso coração.

É curioso como certas expressões fora da nossa língua dão um "click" na nossa percepção emocional e nos fazem sentir que as palavras, seja qual for o idioma, têm o condão de transmitir, de um modo abrangente, sentimentos e afectos.

E agora fiquem com o nha cretcheu para que a alegria da expressão alegre este domingo em que a chuva veio fazer uma intensa visita.

Bom Domingo!

Nha Cretcheu
Sara Tavares
Composição: Sara Tavares e Ani Fonseca

Sair à rua com uma sede imensa
de te esqueçer
sentar-me num lugar com indiferença
por não te ver
e de repente sei que é isto que eu não quero
olhar à volta e saber que ainda te espero
sentir a sensação de quem não está no seu lugar
não quero lá estar
assim...

nha cretcheu
nha cretcheu...

voltar a casa com um sentimento
de solidão,
fingir que estás no pensamento
sem razão
e de repente sei que é isto que não quero
voltar a casa e saber que ainda te espero
fazer de conta que já estou no meu lugar
mas não quero lá estar
assim...

nha cretcheu
nha cretcheu...

4 comentários:

  1. Lindo, lindo, lindo.
    Uma prenda magnífica!
    E logo de Cabo Verde a fazer esquecer este dia tão cinzentão e de chuva.

    Nunca estive em Cabo Verde mas a sua música aquece-nos a alma.
    E os poemas são de uma doçura que nos refrescam e aquecem ao mesmo tempo.

    Bjs mtttttttttttttts

    ResponderEliminar
  2. Estou a cada música mais encantada por Sara Tavares. ♥

    ResponderEliminar
  3. Meu namorado ♥ gravou no meu número cretchu mi sinto querida

    ResponderEliminar
  4. Maravilhoso,Gratidão por esta partilha

    ResponderEliminar