sábado, 26 de maio de 2012

Obrigada amigos e amigas!





Obrigada amigos e amigas!


Obrigada meus amigos pelas manifestações de ternura que me enviaram ontem, 25 de Maio.

Quero dizer-vos que fiquei muito sensibilizada pelos telefonemas, pelas mensagens, pelos mails e por todas as formas que arranjaram para me manifestarem o vosso carinho.

Já velhota ainda somei umas largas dezenas de contactos e foi com grande alegria que senti que o facto de não estar ultimamente na presença de todos não constituiu razão para se esquecerem de mim.

Do coração vos agradeço porque  é bom avançar na idade e reconhecer que para muitos ainda continuo presente.

Bem hajam!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

A Riscas




Já faz tempo que não vos mostro a minha Riscas.

Tem sido uma grande companhia e o meu filho diz que ela é mais cão do que gata.




Não sabia que aquele little bull que há anos trouxe da Escócia se iria transformar na almofada da sua predileção.  Dorme em cima dele, agarra--o com as duas patas e ajeita-o.





Reparem na atenção que presta à planta como que a pensar: e se eu saltasse e lhe desse uma dentadinha? E lá vinha um ralhete e um açoite.

Sempre que nós chegamos ela está à porta para nos receber. Se estamos em casa está quase sempre ao pé de nós. Adora aconchegar-se numa almofada e escolhe a altura em que um de nós descansa para se anichar entre as nossas pernas.

No entanto, se o meu filho está cá é escusado contar com ela porque ela não desgruda dele esteja sentado ou em pé, a estudar ou deitado.

Uma das coisas que adora é, sempre que tiramos a nossa roupa ou quando a preparamos em cima da cama para vestir, ela enfia-se em tudo o que é manga ou perna de calças.

Também adora enfiar-se em sacos de plástico e quando chegamos das compras e começamos a esvaziá-los, é vê-la lá dentro e a  meter a cabeça nas pegas. Às vezes sente-se que está com dificuldade em sair e lá temos de a ajudar.

É muito mansinha e se lhe falamos com mimo deita-se no chão de barriga para o ar para lhe fazermos festas. É impressionante como nos dedicamos aos animais.

Às vezes também penso no que alguns sofrem com o abandono e maus tratos.

Mas se pensarmos que a maldade não tem fronteiras e que, infelizmente, também é aplicada em muitos casos a crianças e adultos, só temos hipótese de, com os nossos gestos, continuar a fazer  o bem a todos, sem exceção.

Bom início de fim de semana com muita saúde e sol, dando preferência à primeira.



sábado, 12 de maio de 2012







Miguel
12 de Maio



 Foi neste dia em 2004 que o Miguel  chorou e sorriu pela primeira vez.

Não há palavras para a ansiedade vivida nos momentos que antecederam o seu nascimento, mas também por ser o nosso primeiro neto.

Ser avó, depois de tantos anos de ser mãe fez-nos reviver todo o processo de expetativa e felicidade que se apodera de nós nestes momentos.

Ficamos sem voz e foi tão tocante o momento em que o vi, que me lembro perfeitamente das lágrimas que me rolaram num misto de ternura e felicidade.

Hoje faz já oito anos e o que quero mesmo é que lhe possa ser concedido todo o carinho num caminho que desejamos ardentemente longo e sem grandes complicações, embora saibamos que o futuro não deixa margens para grandes sorrisos.

No entanto, já é bom se não houver lugar para muitas lágrimas.

Gostaria de poder dizer durante mais alguns anos :

Parabéns querido Miguel!

Que saibas usufruir de todos os bons momentos e que nunca te falte garra e força para ultrapassares os menos bons.

Por mim tudo farei para que assim seja.




sexta-feira, 11 de maio de 2012

Maio




Maio é mês das flores.





É também mês de Maria, mãe de Jesus.





Quantas as centenas e milhares de pessoas que movidas pela sua Fé irão a pé, ou não,  cumprir mais uma vez as suas promessas à Virgem por um pedido, ou num agradecimento por uma graça concedida, na consumação por tudo o que faz mover montanhas e que para muitos é inexplicável.





Sou e sempre fui contra os negócios feitos ao abrigo da crença e também não sou de fazer promessas, mas sei que em horas de aperto mesmo aqueles que dizem não acreditar, se dão conta de uma prece de clamor para a solução do seu problema.

Creio que a saúde, própria ou de familiares, está no topo de todas as questões.

E digo-vos que já algumas vezes fui a Fátima numa romagem da minha própria fé mas, como já disse, em agradecimento pela solução de algo que supliquei e considero ter sido ouvido.

Não sou de fazer promessas pelo facto de, se algo não se realizar, o não cumprir ou não fazer algo, seria considerar a falta de pagamento da graça que se pediu e que não foi ouvida.

O mais importante é que, qualquer que seja a crença, ela sirva para nos conduzir a uma vida de amor, de fraternidade, de abnegação, de entreajuda, sem lugar a atropelos gerados pela necessidade de ultrapassar tudo e todos a qualquer custo e sem a consideração necessária que deveria gerir toda a humanidade.

Desejo que tenham um bom início de fim de semana e que o vosso Maio seja a continuação de uma Primavera bem vivida.



segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ouviram falar dele?






Em Junho de 2009 fiz  aqui referencia a Marcelino Sambé, de então quinze anos, que tinha sido vencedor de uma medalha de prata num concurso de dança realizado no Teatro Bolshoi em Moscovo.

Seis anos antes tinham existido afirmações dos professores do Conservatório Nacional, após a audição para ingresso, sobre as suas grandes possibilidades e talento, que lhe abriram as portas daquela academia tinha ele nove anos.

Como sempre e repetindo agora o que então disse, nunca se ouviu falar muito neste jovem que levou o nome de Portugal além fronteiras ( nesse ano era já a terceira vitória, visto que a primeira e a segunda tinham sido realizadas respetivamente em Berlim e Nova York) numa modalidade que, nada tendo a ver com o grande, o arrebatador, o inigualável futebol (correntemente chamado de pontapé na bola), não viu a sua façanha ecoar nos media com grande pompa.

Lembrei-me dele e resolvi perquisar como tem decorrido a sua vida, durante estes últimos 3 anos  e fiquei muito contente por saber que, mais uma vez, ganhou em 2010 a medalha de ouro na categoria de juniores no IBC nos Estados Unidos e que nesta altura deve estar já a frequentar o Royal Ballet para poder progredir na sua carreira, a qual desejamos continue a ser de grande sucesso.

E vocês, ouviram alguma vez falar dele?

domingo, 6 de maio de 2012

Dia da Mãe




 
Pelo dia de hoje um tributo a todas as mães. Em especial para a minha que nos deixou há dois anos e que continua bem presente em todos os dias da minha vida. A saudade é de a não ver, mas sinto-a presente, como alguém um dia disse que "morrer é só não ser visto".

Para ti, mãe

Partiste!
Desde aquele dia deixei de te olhar.
Impossível seria deixar de te amar.
Por tudo o que deste,
Por tudo o que foste,
Pelo teu carinho e abnegação,
Tenho-te comigo no meu coração.
Coração que chora por estares ausente.
Mas sinto-te em mim
Como chama acesa,
De quem está presente.





Flores para as mães



 

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Baryshnikov dances Sinatra


Há muitos anos que sou fã de  Mikhail_Baryshnikov , um rapaz da minha criação, como diria a minha avó, mas independentemente do habitual ballet clássico encontrei esta passagem em que ele dançou Sinatra.

Achei que, para o caso de não conhecerem, devia partilhá-la convosco.

Em quaisquer das suas interpretações ficamos presos à elegância que sempre transmitiu nos seus desempenhos e qualquer que seja o tema não se consegue arredar pé.






Se quiserem e tiverem tempo vejam algumas das suas muitas interpretações muito completas e existentes no You Tube,  que nos oferecem algumas horas de grande leveza e nos fazem recordar a sua grande carreira.


E tenham um bom começo de fim de semana.




terça-feira, 1 de maio de 2012

1º de Maio






Mas infelizmente nem todos podem sentir essa sensação.

Cada vez mais o aumento do desemprego afeta a população de todas as idades. Dos jovens aos de meia idade, e até mesmo aos de idade mais avançada, atingiu-se, a nível mundial,  um patamar inaceitável.

 "Desempregados serão mais de 200 milhões em 2012" prevê, até final do ano, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e por cá o ministro das Finanças volta a admitir que a taxa de desemprego está em níveis mais elevados do que o estimado.

Os jovens foram a faixa etária que mais se ressentiu com o aumento do desemprego, refere o boletim do IEFP, que dá conta de um aumento de 25,4 por cento no mês passado face ao mesmo período de 2011.

E, nestas circunstâncias, até  onde iremos?
E como alterar a falta de sentido de responsabilidade e falta de sentido do compromisso dos nossos governantes?  E porque é que as dificuldades recaiem sempre sobre os trabalhadores?

Esta pergunta também está estafada, mas não seria louvável que, em justiça, todos aqueles que ajudaram a instalar o caos, deveriam ser OBRIGADOS a devolver a Portugal e aos portugueses  tudo o que desviaram? Pergunta desnecessária porque eles continuam e continuarão a desfrutar dos proveitos roubados e por dentro a sorrir chamando-nos de trouxas.

Mesmo assim devemos lutar com todas as nossas forças para que não nos tirem o nosso cantinho neste lindo país que tudo tem :  sol,  mar , montanha e ... brandos costumes, mas que deve ter direito à indignação.

Bom feriado e que o vosso coração saiba sempre amar muito.